Fidelize suas fontes também no jornalismo empresarial

Fidelizar fontes faz parte da rotina de todo jornalista de redação, é uma prática constante que se intensifica a cada nova pauta e assunto explorado. Não importa se o jornalista é repórter, produtor, pauteiro ou editor, é sempre importante ter contatos e uma boa fonte pode até salvar o fechamento de uma edição. Nas empresas, apesar do contato ser mais frequente entre os profissionais da área de Comunicação Corporativa e as fontes, por trabalharem no mesmo negócio, especificamente, a relação deve ser mantida da mesma maneira. No jornalismo empresarial também há deadline e necessidade de especialistas para comentar os temas pautados.

Uma boa fonte é aquela que detém conhecimento em sua área de atuação, que sabe o que o repórter espera e consegue inserir as mensagens estratégicas quando lhe é oferecida oportunidade, que está sempre disponível para colaborar, que compreende, no caso das empresas, a importância da comunicação corporativa, e que tem boa desenvoltura para entrevistas, principalmente quando precisa lidar com situações desafiadoras – por exemplo no caso de entrevistas à imprensa. Uma boa fonte, portanto, agrega valor ao material, otimiza indiretamente o processo de produção e contribui significativamente para a disseminação das mensagens estratégicas da empresa.

Para fidelizar os profissionais que são sempre acionados como fontes para reportagens e criar uma relação mais próxima com eles, os jornalistas de empresa podem fazer uso de alguns artifícios, como, por exemplo, fornecer feedbacks constantes e conselhos para que aperfeiçoe ainda mais suas qualidades de porta-voz. Isso contribui para o desenvolvimento de sua carreira, além de o colocar em evidência na organização, o que o torna, de certa forma, referência em determinado assunto. Além disso, saber lidar com a imprensa ou simplesmente desenvolver expertise como porta-voz é um diferencial de mercado reconhecido pelas empresas de recrutamento para posições de gestão.

Outra forma de manter um vínculo positivo com os profissionais identificados como boas fontes é oferecer a eles o conteúdo produzido sempre em primeira mão. Compartilhar a reportagem elaborada para comunicação interna antes de ser veiculada ou enviar, por exemplo, o link da matéria publicada pela imprensa em um portal de notícias antes de ser divulgado no clipping são práticas que valorizam o trabalho da fonte, desde a preparação até a entrevista. Conteúdo exclusivo é sempre atrativo, fidelize sua fonte.

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Fidelize suas fontes também no jornalismo empresarial

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s