A “pauta” pode ser definida como a origem da produção jornalística, é por meio dela que começa todo o trabalho. Assim que definida, é iniciada a pesquisa para levantamento de dados e apuração de informações, etapa seguida do agendamento das entrevistas e, por fim, da redação e da edição do conteúdo.
O profissional responsável pelo pontapé inicial é conhecido como pauteiro e é quem indica fatos ou encontra “ganchos” que possam ser usados para que sejam trabalhados os diferentes temas em cada reportagem. Um dos principais pontos aqui é definir o objetivo da matéria, que precisa estar em linha com os princípios editoriais do veículo e deve ser de interesse do público que consome o conteúdo desse mesmo veículo.
É bastante comum que haja, nas redações, vários pauteiros incumbidos de sugerir pautas, no entanto, com o dinamismo do mercado jornalístico atual e a necessidade de agregar cada vez mais valor às notícias, tornou-se prática cada vez mais constante o surgimento de pautas e abordagens vindas de todos os jornalistas, independentemente da função oficial exercida.
Na prática
No dia a dia das redações, o pauteiro – ou o jornalista, de forma geral – procura temas e investiga fatos, dados e informações para propor matérias ao editor, de preferência com abordagens e angulações diferenciadas. Sob o ponto de vista do assessor de imprensa, sugerir boas pautas aos jornalistas é uma das estratégias usadas para emplacar boas matérias e, com isso, conseguir publicações classificadas como de mídia espontânea – quando não há compra do espaço, como em caso de anúncio publicitário.
2 comentários sobre “Conceitos: pauta”