Dicas para conhecer melhor o negócio da empresa para a qual trabalha

Dicas para conhecer melhor o negócio da empresaO bom profissional de comunicação corporativa não é aquele especialista em determinada atividade, seja produção audiovisual, texto, fotografia, edição etc., mas sim aquele que conhece o negócio. Compreendendo o cenário macro e o contexto no qual a organização está inserida, o jornalista de empresa consegue elaborar um plano de comunicação com as mensagens principais que precisam ser transmitidas. Conhecer o negócio permite que o profissional chegue à comunicação ideal, efetiva.

Para saber como conhecer melhor seu universo de trabalho, confira as dicas abaixo:

consuma o próprio conteúdo

O primeiro passo é consumir todo o conteúdo produzido pela equipe de comunicação corporativa. Sim, por mais que você seja da equipe, não significa que terá acesso a tudo antes da publicação, logo, cabe a você estar atento e manter a rotina de consumo dos conteúdos oficiais. Antes de sugerir a todos os colaboradores que acessem os canais, o jornalista de empresa deve ser o primeiro a dar o exemplo e ficar por dentro das novidades e atualizações.

Conhecimento técnico

Estudar a empresa e entender os aspectos técnicos do negócio pode ser um grande diferencial. Essa prática trará bons resultados para a produção de conteúdo, claro, mas mais que isso: quanto mais conhecimento sobre a atividade da organização, maior o senso de prioridade e a capacidade de compreensão dos pontos críticos e delicados a serem trabalhados.

Uma determinada informação pode parecer interessante em um primeiro momento, mas o profissional de comunicação conhecedor do negócio vai saber interpretar melhor o cenário e definir a melhor abordagem.

estude Economia

Estude economia para entender o negócio da empresaEntender o cenário econômico ajuda a compreender a situação da empresa. O profissional de comunicação corporativa precisa ler os relatórios, conhecer os resultados e estar por dentro da situação econômica da organização para a qual trabalha.

Números podem dizer muito e, sem dúvida, explicam grande parte da estratégia e da trajetória da empresa. Procure referências bibliográficas, indicações e dicas de profissionais especializados, estude finanças e economia.

Canal com a liderança

É importante ter bom relacionamento com os gestores da empresa, essa proximidade pode render bons frutos no que diz respeito ao direcionamento estratégico. Além disso, é por meio desse contato com a liderança que surgirão inputs importantes sobre a visão do corpo gestor em relação às equipes.

Tópicos críticos a serem trabalhados, situações delicadas do dia a dia, sugestões de pauta e panorama sobre clima organizacional são alguns dos assuntos que podem surgir durante uma conversa.

aproxime-se dos colaboradores

Aproxime-se dos colaboradoresPara oferecer um bom serviço de comunicação corporativa é preciso escutar os colaboradores, afinal, os conteúdos são produzidos para eles. Conversar, perguntar, entender os anseios, as necessidades e os elogios deles é fundamental para evolução do trabalho de comunicação interna. E o jornalista de empresa ainda evolui enquanto profissional.

Os momentos de conversa com os colegas de trabalho também são excelentes oportunidades de aprendizado.  Aproveite a expertise de colaboradores mais próximos ou com os quais tenha maior afinidade para aprender sobre o funcionamento da empresa e das áreas e conhecer projetos em andamento, por exemplo.

Ainda tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para se preparar melhor para ser responsável pela comunicação corporativa da sua empresa? Então entre em contato. E caso tenha contribuições a fazer, com base em sua experiência, deixe nos comentários.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s