Uma boa hora para emplacar pautas

A vida de um assessor de imprensa é baseada, basicamente, na dinâmica de emitir posicionamentos oficiais em nome da organização, quando acionado, e de buscar agenda positiva junto aos veículos jornalísticos. O trabalho é diário, mas há períodos do ano mais propensos a se conseguir mídia espontânea, por isso o jornalista de empresa precisa aproveitar a oportunidade e atuar mais intensamente.

É preciso, antes de tudo, conhecer o dia a dia das redações, que funciona em esquema de plantões e escalas específicas, principalmente em época de fim de ano e nos primeiros meses do ano seguinte. Tudo tende, também, a acontecer mais devagar, pela própria transição natural do ano, e diversos fatores ainda influenciam a rotina, como decisões importantes do Governo, férias escolares, projetos estagnados, festividades etc. Costuma ser um período de calendário de pautas apertado para as redações. Esse é, então, o momento certo para o assessor de imprensa entrar em cena.

Além disso, observando o “lado de cá” da situação, avaliando o cenário das organizações, a dinâmica também é diferente. O princípio é o mesmo, apesar dos motivos serem outros: fechamento de ano, revisão de metas e de planejamento para o ano que está por vir, eventos de confraternização, feriados de Natal e Rèveillon etc. É uma temporada relativamente mais tranquila também para o profissional de comunicação corporativa e é aí que está a oportunidade.

Se você é um jornalista de empresa e pretende conseguir bons resultados nesse período, procure encontrar bons temas, pegando carona em serviços ou fatos típicos da época, voltados à população (por exemplo: compras, viagens, turismo, chuvas, festas, verão etc.). Importante que sejam assuntos relacionados ao negócio da empresa para a qual trabalha, claro, afinal, a intenção é encaixar pautas positivas. Lembre-se que o mais importante é o conteúdo, por isso tente encontrar uma pauta que seja interessante para os jornalistas das redações.

Planeje-se para o momento. Elabore um calendário de pautas, mantenha bom relacionamento com os jornalistas (editores, pauteiros, produtores e repórteres) e saiba a hora certa para “vender” as pautas. É a hora certa para começar o ano com o pé direito.

Gabriel Rocha

4 comentários sobre “Uma boa hora para emplacar pautas

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s