Identidade corporativa é o composto formado por características intangíveis que acaba formando a personalidade de uma empresa ou organização qualquer.
Hábitos, crenças, valores e até mesmo a cultura do público interno e dos stakeholders (públicos externos) são fatores importantes para a diferenciação no mercado e, consequentemente, a geração de vantagem competitiva. Apesar de ser complementar, a identidade corporativa impulsiona, na prática, a imagem corporativa – leia-se reputação.
Por meio de ações e relacionamento com os diversos stakeholders, a equipe de comunicação corporativa possui, em seu escopo de trabalho, a missão de traduzir toda a identidade corporativa da organização, seja em produtos ou serviços. Os conteúdos produzidos, as publicidades, os eventos, as ações de marketing e os próprios produtos e serviços são os principais meios para construção da identidade corporativa.
Na prática
É até comum, de certa forma, que as empresas adequem ou renovem suas marcas com o passar do tempo, principalmente no que diz respeito a suas característica visuais, no entanto, com a identidade corporativa é diferente. É ela que representa – ou revela para seus públicos de interesse – toda a essência da organização.
É mais fácil tentar entender essa diferença observando e analisando a empresa em que trabalha, justamente por ser um dos elementos que constroem toda a identidade corporativa. Tem dificuldades com termos técnicos e teoria sobre comunicação corporativa? Acesse a página de “Conceitos” do blog.