Conceitos: entrevista coletiva

Entrevista coletivaUma entrevista coletiva é a que o atendimento do porta-voz à imprensa é feito em conjunto, logo, independentemente da origem da pergunta, as respostas são dadas a repórteres de todos os veículos jornalísticos presentes no evento. São indicadas para transmissão de informações referentes a assuntos relevantes e, quando bem promovidas, podem ser uma excelente ferramenta de divulgação, dinâmica e abrangente.

As coletivas de imprensa podem ser espontâneas, quando não há interferência do assessor, ou provocadas, quando são promovidas pela equipe de comunicação, considerando interesses e benefícios para o cliente. O assessor pode convidar para a coletiva todos os veículos que possam se interessar pelo tema, com base em região de abrangência, tema de cobertura etc. As entrevistas coletivas podem acontecer em salas de reunião, devidamente preparadas para receber pequenos grupos de repórteres, ou até mesmo em grandes auditórios, quando costuma ser estabelecida ordem para as perguntas. É recomendado que o jornalista de empresa prepare material de apoio para distribuição durante a entrevista coletiva: o press-kit.

É importante que o assessor e imprensa avalie se convocar uma entrevista coletiva é realmente a melhor estratégia e se ela se faz necessária. As redações estão cada vez mais enxutas e boas pautas também podem ser sugeridas por meio de release, sem que haja necessidade de deslocamento das equipes de reportagem. De todo modo, caso o assunto seja relevante e, principalmente, exija explicações de detalhes, checagem de dados e abertura para esclarecimentos, a coletiva é válida, afinal, outros formatos não atenderiam a essas necessidades.

Na prática

Muito provavelmente você já assistiu, na TV, a várias entrevistas coletivas, por exemplo, jogadores e treinadores respondendo a repórteres após um jogo de futebol. Já deve ter assistido, também, a um ministro ou gestor público de alto escalão esclarecendo dúvidas sobre um determinado projeto a vários repórteres, de diversos canais jornalísticos. Essa é apenas a visão que chega ao público, mas só o assessor de imprensa sabe o quão trabalhoso é organizar uma coletiva para a imprensa.

2 comentários sobre “Conceitos: entrevista coletiva

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s