Por trás dos pronunciamentos em situações de crise

Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem exigido performance de porta-vozes e autoridades

O preparo do porta-voz para pronunciamentos oficiaisEm momentos críticos e delicados como a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), é comum  – e importante – que autoridades políticas e executivos de grandes organizações envolvidas convoquem entrevistas coletivas com a imprensa ou usem canais de comunicação para pronunciamentos oficiais.

O que é transmitido por esses representantes ou por seus porta-vozes é pensado estrategicamente, o discurso é cuidadosamente elaborado considerando os impactos, as possíveis interferências e repercussões diante de cada público que vai receber a mensagem. E é aí que entra o profissional de comunicação corporativa.

Reputação

Uma das grades missões – se não a principal – do jornalista de empresa é zelar pela reputação da empresa. Reputação nada mais é que o nome dado à soma de percepções geradas, pelos diversos públicos de interesse, com relação a uma determinada marca, sejam elas decorrentes de ações, campanhas, projetos, ou até mesmo da visualização da logomarca ou da leitura do próprio nome.

Coronavírus e a crise na imprensaA reputação pode ser definida, também, como a relação de confiança estabelecida entre uma organização e seus stakeholders, justamente por conta das experiências vividas e das interações com a marca. É por isso que um pronunciamento oficial ou um simples discurso podem impactar a reputação, pois influenciam diretamente a percepção das pessoas, principalmente em situações de crise como a gerada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Apurar para traduzir

Jornalista de empresa apura informações para traduzirÉ justamente para garantir a reputação da organização em casos críticos que entra em ação o jornalista de empresa, que vai lapidar o discurso. Avaliar, com senso crítico e conhecimento da força que tem uma informação, para determinar se a mensagem está condizente com a linha de atuação, com o que se espera do remetente e se pode gerar efeito negativo.

Não cabe a esse profissional conhecer as informações técnicas, mas é preciso conhecer o negócio para que saiba, depois de levantar essas informações, traduzir o conteúdo e pensar na forma como o conteúdo final será transmitido.

Estratégia

Além de ser a pessoa mais indicada para redigir o texto do pronunciamento, é o profissional de comunicação corporativa que deve, também, orientar os gestores ou as autoridades sobre o momento em que o discurso deve ser feito. Essa é mais uma orientação que precisa ser dada por quem está sempre atento aos acontecimentos, conhece as possíveis reações dos diferentes públicos e possui expertise no gerenciamento de crises.

A estratégia deve ser elaborada pelo jornalista de empresa considerando os canais a disposição da organização, o alcance de cada um deles, o formato com o qual o porta-voz se sente mais à vontade etc. Cabe a esse profissional, inclusive, orientar os líderes e gestores caso não seja interessante seguir com o pronunciamento. Cada caso é um caso.

É tudo treino

Media training é fundamental para preparar porta-vozesPara quem assiste a um discurso ou a uma entrevista coletiva à imprensa pode parecer que tudo ali foi preparado pelo porta-voz. Mas além de lapidar a mensagem e definir a estratégia é o jornalista de empresa que prepara o porta-voz para assumir a posição.

É uma tremenda responsabilidade, afinal, envolve oratória, postura, controle emocional, boa dicção, escolha de roupas, enfim, uma infinidade de decisões precisam ser tomadas pelo profissional de comunicação para auxiliar o porta-voz nestes momentos. Se quiser saber mais sobre media training, clique aqui.

É sempre possível melhorar o texto, aprimorar a retórica e se expressar com mais clareza, no entanto, é preciso buscar a evolução. E para isso é preciso confiar em quem possui expertise. Em tempos de fake news e de tantos pronunciamentos, valorize o jornalista, seja da imprensa ou das assessorias de comunicação.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Por trás dos pronunciamentos em situações de crise

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s