WhatsApp como canal de comunicação interna: entenda e comece a usar

WhatsApp como importante ferramenta de comunicação internasmartphone é um dos equipamentos, utensílios, eletrônicos ou ferramentas, como queira chamar, mais usados na atualidade. As pessoas usam seus celulares para se comunicar, para ler notícias, para se guiar no trânsito, para pedir refeições e fazer compras, enfim, para uma infinidade de tarefas do dia a dia. Há, inclusive, uma série de recursos disponíveis que são até pouco aproveitados, convenhamos.

Mas qual a relação disso tudo com esse blog? O que o smartphone tem a ver com comunicação corporativa? Tudo, afinal, com alguns aplicativos, o dispositivo transforma-se em um potente canal de comunicação. Nesse texto vamos falar de WhatsApp.

Mobile

Praticamente todo conteúdo que é produzido hoje em dia é responsivo para que seja adaptado ao formato do smartphone e de outros dispositivos móveis. A interação criada por meio do toque na tela, o pequeno formato dos aparelhos que permite que sejam facilmente carregados e estejam sempre próximos de seus donos, a facilidade de acesso e as possibilidades proporcionadas por seus recursos são alguns dos motivos que levaram esses aparelhos ao sucesso.

O smartphone já é tão comum que é, inclusive, uma das principais ferramentas de trabalho atualmente. Caro jornalista de empresa, por que não produzir conteúdos em versão mobile e usar os tã0 queridinhos celulares para se comunicar com os colaboradores? O WhatsApp é uma excelente opção.

formatos que cativam

O WhatsApp permite, em suas conversas, compartilhamento de conteúdo em texto, foto, vídeo, gif, links etc. Há diversas possibilidades, inclusive interativas, o que é excelente para gerar engajamento. Nada mais natural para os dias de hoje que estabelecer como oficial um canal de comunicação interna que permite interação, que pode ser uma via de mão dupla e que pode cumprir o importante papel  de aproximar a empresa dos colaboradores.

Por ser usado para fins pessoais por quase todo usuário de smartphone, o WhatsApp é um canal com o qual as pessoas já possuem afinidade, se sentem à vontade para se expressar. E nas organizações não é diferente. Aproveite essa ponte naturalmente criada e intensifique o tráfego.

Acessibilidade

Como o WhatsApp pode ser usado na comunicação interna?Dispositivos móveis permitem que os usuários acessem conteúdos a todo tempo, de qualquer lugar e com rapidez. Por que não usar esse benefício para se comunicar com os colaboradores de uma organização?

A comodidade de receber informação na palma da mão pode ser o que faltava para atrair a atenção do público-alvo. Sem falar que, além de fazer com que as mensagens cheguem a colaboradores de áreas administrativas, permite que colaboradores de campo consumam o conteúdo quando puderem, em local seguro, sem que precisem interromper a execução de suas atividades.

Apenas informação

Um ponto extremamente importante para os profissionais de comunicação interna é: fique atento às questões trabalhistas e certifique-se que de sejam compartilhados apenas conteúdos exclusivamente informativos. Nada de demandas e call to action relacionados a trabalho, nada de passar informações da rotina como se fosse um canal dedicado ao trabalho.

O WhatsApp pode ser um potente canal informativo e de endomarketing, mas a estratégia de uso adotada pela equipe de comunicação vai, inclusive, determinar o sucesso ou não da ferramenta. Sobrecarga de conteúdo e envios relacionados a trabalho vão gerar desinteresse e, pior, punições legais à empresa.

Na prática

WhatsApp enquanto canal de comunicaçãoEngana-se quem pensa que é fácil gerenciar os contatos e articular os envios das mensagens. O modelo de “grupo” é ruim, pois conteúdos estratégicos se perdem em meio a conversas aleatórias e não há qualquer controle por parte da empresa sobre o que é falado entre os participantes.

Com as “listas de distribuição”, recurso disponível no próprio app e que permite envios direcionados, as complicações são outras: é preciso gerenciar a base de colaboradores interessados por meio de uma planilha de Excel ou de um bloco de notas, devido ao volume; é necessário atualizar constantemente a base, por conta de colaboradores interessados ou desligados da empresa; sem falar no disparo, que precisa ser feito individualmente para cada lista, já que há limite de integrantes em cada uma. Convenhamos que não é o uso para o qual foi criado, então vamos dar um desconto, mas acredite: o resultado é surpreendente, vale todo o esforço.

Nunca pensou em usar o WhatsApp como canal de comunicação interna e quer ajuda para começar? Então entre em contato. Já usa a ferramenta e tem boas dicas e sugestões? Deixe nos comentários. Use o WhatsApp e compartilhe esse texto com seus colegas se achar que pode ser útil para eles.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s