Quatro dicas para amplificar o trabalho de assessoria de imprensa por e-mail ou nas redes sociais

Equipes quase sempre enxutas, grande volume de trabalho e necessidade constante de manter a empresa na mídia são fatores que levam os profissionais de comunicação corporativa a pensar, cada vez mais, em estratégias para aproveitar bons conteúdos produzidos e distribui-los em diferentes canais. As pautas emplacadas pela equipe de assessoria de imprensa são exemplo claro disso, pois podem muito bem ser usadas nas redes sociais – ou em envios específicos para listas de e-mail,  como estratégia de inbound marketing – para aumentar a visibilidade e reforçar a imagem da organização, contribuindo, quase sempre, para o fortalecimento da marca no mercado. Com a digitalização dos veículos jornalísticos e, consequentemente, a publicação dos conteúdos em ambiente on-line, é possível usar e abusar dos links.

Primeiramente, selecione o conteúdo. Nem tudo que sai na imprensa é positivo para a empresa e deve ter o esforço de divulgação ampliado, principalmente por se tratar de páginas oficiais. Lembre-se que tudo que é publicado nessas páginas representa o posicionamento oficial da organização, portanto, dependendo da condução e da abordagem do repórter, pode ser melhor não dar visibilidade ao conteúdo. Caso contrário, se o tema tiver potencial de gerar repercussões positivas, aproveite – lembre-se que é possível impulsionar os posts ou até mesmo criar campanhas. O direcionamento do conteúdo a públicos de interesse é um diferencial e um caminho sem volta na comunicação, use os recursos disponíveis nas próprias plataformas.

Não se prenda à matéria produzida pelo veículo jornalístico, a autonomia proporcionada pelas redes sociais e pelo domínio privado de uma conta de e-mail devem ser usados para que sejam compartilhadas, também, as mensagens de interesse da empresa. Por que não inserir um texto introdutório no post ou no e-mail, antes do link da matéria? Aproveite para fornecer mais informações aos leitores, números ou esclarecimentos que tenham sido fornecidos ao repórter, mas que não tenham sido usados, de repente. Acrescente, mas fique atento ao relacionamento com a imprensa, pois deixar de fornecer informações no momento da produção da matéria ou questionar o conteúdo publicado não são práticas recomendadas, é preciso zelar pelo bom relacionamento – assunto complexo, para um próximo texto.

Selecionado o conteúdo e inseridas as informações estratégicas, prepare um post que seja atraente e otimizado ao ambiente digital. Comece pelas técnicas de SEO, fique atento com relação às tags, aos links e às palavras-chave, principalmente. Depois, preocupe-se em avaliar a hierarquia com que estão sendo apresentadas as informações. Por fim, escolha uma boa foto, use quebra de parágrafo, procure deixar o post com boa aparência e atrativo para o usuário. Mais do que cliques e visualizações, o objetivo deve sempre ser a retenção, sem dúvida, mas para que o conteúdo seja “consumido”, é preciso, antes, despertar o interesse de seu público.

Depois de formatados e, enfim, publicado o post ou enviado o e-mail, não deixe de acompanhar o desempenho. Neste caso, não será possível estudar os números de acesso ao link, por ter sido publicado em um site externo – provavelmente do veículo jornalístico que produziu a matéria -, no entanto, diversos indicadores são gerados pelas próprias plataformas de e-mail ou de redes sociais. Mensurar é extremamente importante, os indicadores serão a base para elaboração da estratégia das próximas divulgações. E há muitos fatores envolvidos, pode apostar.

Gostou das dicas? Agora é contigo, use e abuse do ambiente digital para replicar, até mesmo, conteúdos que, inicialmente, não foram produzidos para esse universo virtual. Já avaliou todas as possibilidades? Explore as oportunidades, afinal, isso move o profissional de comunicação.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Quatro dicas para amplificar o trabalho de assessoria de imprensa por e-mail ou nas redes sociais

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s