Muito se fala hoje em dia sobre inovação, mas nem tudo que é novo é, necessariamente, inovador. São conceitos diferentes. Entre as definições com as quais já me deparei, a que me pareceu mais sensata e adequada aos tempos atuais é a de que, para ser considerada inovadora, uma ideia precisa, além de se mostrar viável, proporcionar algum ganho, seja financeiro, de produtividade, de otimização de tempo, de eficiência etc. E a comunicação interna pode ajudar a impulsionar esse movimento, incentivando que colaboradores busquem quebrar paradigmas e pensar fora da caixa.
Uma bússola para a caminhada
O primeiro grande ganho proporcionado pela comunicação interna é relacionado ao direcionamento estratégico. Por meio da transmissão constante de informações, o jornalista de empresa consegue ajudar na orientação estratégica, o que serve como guia para colaboradores interessados, pois passam a saber onde exatamente a inovação se faz necessária no momento.
Compreender as prioridades da organização pode ser algo relativamente simples, no entanto, é preciso que todos se mantenham informados, com foco nos objetivos estratégicos. Desta forma, estarão todos caminhando na mesma direção e no mesmo sentido.
Engajar é preciso
Toda inovação tem mais chance de ser viabilizada quando, por trás do trabalho, há colaboradores motivados e dedicados a ver a empresa evoluir. Isso é fato. Justamente por isso, a equipe de comunicação corporativa deve promover ações de engajamento para o público interno.
Colaboradores engajados produzem mais, se dedicam mais, se informam mais sobre o negócio e, consequentemente, podem encontrar oportunidades de melhorias e soluções com mais facilidade que outros. Pense, por um momento, – em um cenário utópico – em uma empresa em que todo o time é 100% motivado. Dá para imaginar o berço de criatividade propenso a inovação, certo?
Um toque de mágica
Um empurrãozinho nunca é demais e o jornalista de empresa pode contribuir trabalhando bem as campanhas e ações de endomarketing e de comunicação interna. O storytelling, por exemplo, é uma ferramenta excelente para isso e diversos cases de sucesso já foram atribuídos a esta técnica.
Transmitir mensagens importantes, indicadores e resultados, informações sobre projetos de grande porte etc. nem sempre é uma tarefa fácil. O conteúdo pode não agradar, de imediato, aos colaboradores, por isso vale um toque lúdico, de imaginação e leveza, para ajudar na compreensão. Aposte na velha tática usada pelas avós com seus netos e procure contar histórias.
Holofotes e tapete vermelho
O colaborador que promove alguma ação inovadora ou que implementa uma solução inovadora na organização deve ser reconhecido. Não só pela própria aplicação prática de conhecimento, que deu origem à inovação, mas pelo incentivo natural que pode ser útil a outros colegas.
Reconhecer um profissional inovador é extremamente importante para que ele continue contribuindo com a empresa e para que outros colaboradores sejam incentivados a inovar. Produzir reportagens contando todo o processo de desenvolvimento da ideia, desde o início; premiar por mérito; gravar depoimentos em vídeo; e exaltar o autor do projeto são sempre boas iniciativas.
Diversas empresas possuem programas específicos de incentivo a inovação e quase todos eles contam com apoio da equipe de comunicação corporativa. Se precisa de ajuda para fortalecer o programa de sua organização internamente, entre em contato.
Gabriel Rocha
Um comentário sobre “A comunicação interna pode impulsionar a inovação”