A comunicação interna pode impulsionar a inovação

Comunicação interna pode ajudar na inovaçãoMuito se fala hoje em dia sobre inovação, mas nem tudo que é novo é, necessariamente, inovador. São conceitos diferentes. Entre as definições com as quais já me deparei, a que me pareceu mais sensata e adequada aos tempos atuais é a de que, para ser considerada inovadora, uma ideia precisa, além de se mostrar viável, proporcionar algum ganho, seja financeiro, de produtividade, de otimização de tempo, de eficiência etc. E a comunicação interna pode ajudar a impulsionar esse movimento, incentivando que colaboradores busquem quebrar paradigmas e pensar fora da caixa.

Uma bússola para a caminhada

O primeiro grande ganho proporcionado pela comunicação interna é relacionado ao direcionamento estratégico. Por meio da transmissão constante de informações, o jornalista de empresa consegue ajudar na orientação estratégica, o que serve como guia para colaboradores interessados, pois passam a saber onde exatamente a inovação se faz necessária no momento.

Compreender as prioridades da organização pode ser algo relativamente simples, no entanto, é preciso que todos se mantenham informados, com foco nos objetivos estratégicos. Desta forma, estarão todos caminhando na mesma direção e no mesmo sentido.

Engajar é preciso

Toda inovação tem mais chance de ser viabilizada quando, por trás do trabalho, há colaboradores motivados e dedicados a ver a empresa evoluir. Isso é fato. Justamente por isso, a equipe de comunicação corporativa deve promover ações de engajamento para o público interno.

Engajamento para inovação com comunicação internaColaboradores engajados produzem mais, se dedicam mais, se informam mais sobre o negócio e, consequentemente, podem encontrar oportunidades de melhorias e soluções com mais facilidade que outros. Pense, por um momento, – em um cenário utópico – em uma empresa em que todo o time é 100% motivado. Dá para imaginar o berço de criatividade propenso a inovação, certo?

Um toque de mágica

Um empurrãozinho nunca é demais e o jornalista de empresa pode contribuir trabalhando bem as campanhas e ações de endomarketing e de comunicação interna. O storytelling, por exemplo, é uma ferramenta excelente para isso e diversos cases de sucesso já foram atribuídos a esta técnica.

Transmitir mensagens importantes, indicadores e resultados, informações sobre projetos de grande porte etc. nem sempre é uma tarefa fácil. O conteúdo pode não agradar, de imediato, aos colaboradores, por isso vale um toque lúdico, de imaginação e leveza, para ajudar na compreensão. Aposte na velha tática usada pelas avós com seus netos e procure contar histórias.

Holofotes e tapete vermelho

Reconhecimento incentiva inovaçãoO colaborador que promove alguma ação inovadora ou que implementa uma solução inovadora na organização deve ser reconhecido. Não só pela própria aplicação prática de conhecimento, que deu origem à inovação, mas pelo incentivo natural que pode ser útil a outros colegas.

Reconhecer um profissional inovador é extremamente importante para que ele continue contribuindo com a empresa e para que outros colaboradores sejam incentivados a inovar. Produzir reportagens contando todo o processo de desenvolvimento da ideia, desde o início; premiar por mérito; gravar depoimentos em vídeo; e exaltar o autor do projeto são sempre boas iniciativas.

Diversas empresas possuem programas específicos de incentivo a inovação e quase todos eles contam com apoio da equipe de comunicação corporativa. Se precisa de ajuda para fortalecer o programa de sua organização internamente, entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s