Assessoria de imprensa: a receita para uma boa reputação

Atividade clássica no trabalho de comunicação corporativa, a assessoria de imprensa é responsável por garantir, por meio de bom relacionamento e eficiência no atendimento, a boa reputação externa da instituição com os stakeholders – Governo, comunidade, organizações, fornecedores, clientes, etc. Uma empresa precisa, cada vez mais, prestar esclarecimentos aos públicos com os quais se relaciona, seja por obrigações legais ou não. A velocidade com que a informação circula atualmente só aumenta – principalmente por conta da internet – e a equipe de assessoria de imprensa tem papel fundamental para manter o posicionamento da empresa atualizado nos diferentes canais.

Os jornalistas de redação acionam constantemente os assessores de imprensa para solicitar posicionamentos da empresa, quando envolvida em alguma pauta. Os jornalistas de empresa, por sua vez, apuram internamente as informações e preparam notas oficiais ou disponibilizam porta-vozes para entrevistas. É preciso bastante cuidado e avaliação prévia antes de fornecer o posicionamento oficial, pois é a “palavra” da empresa que está sendo passada e que será usada nos veículos de comunicação, ou seja, informação aberta e acessível a qualquer pessoa, a qualquer momento. É uma atividade de extrema responsabilidade e que costuma, em alguns casos, envolver diretamente o presidente ou os diretores da organização.

O fluxo inverso também é bastante comum, quando a assessoria de imprensa decide, estrategicamente, informar aos jornalistas sobre alguma movimentação ou atividade extra que possa impactar a rotina da população. Recurso muito usado por prefeituras, por exemplo, quando há obras, alteração de horário em algum serviço público ou de funcionamento do trânsito por conta de eventos esporádicos. No entanto, empresas também se posicionam antecipadamente quando a assessoria de imprensa recebe, por outros meios, antes mesmo dos jornalistas de redação, alguma informação de ações que possam ter interface com a população.

A boa reputação também é conquistada por meio de agenda positiva, com o envio de press-release para as redações. Os assessores de imprensa tentam, constantemente, emplacar matérias positivas nos veículos jornalísticos e, para isso, é preciso o esforço de “venda da pauta”. É basicamente o envio dos releases com sugestões de boas pautas. Quem vai optar por acatar a pauta ou decidir a abordagem serão sempre os profissionais da redação – produtor, repórter, editor, etc -, mas o desafio do jornalista de empresa é justamente oferecer conteúdo de interesse público ou fonte especializada, enfim, algo que dê ao repórter a possibilidade de produzir uma reportagem interessante. Consequentemente, a empresa aumenta sua reputação no mercado e ganha visibilidade de forma gratuita: é a chamada “mídia espontânea”.

Se seu negócio não possui assessoria de imprensa, este é o momento. Informe-se e procure um profissional para trabalhar a imagem de sua empresa. Sucesso!

Gabriel Rocha

6 comentários sobre “Assessoria de imprensa: a receita para uma boa reputação

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s