Passo a passo: como preparar um bom briefing

Na semana passada escrevi sobre briefing e apontei alguns dos benefícios que podem ser obtidos quando a ferramenta é usada da forma correta. No entanto, não basta apenas conhecer os aspectos positivos e os ganhos, é preciso, antes de tudo, saber como elaborar um bom briefing, afinal, a colheita vem depois do plantio, só há resultado se houver esforço e “mão na massa”. Pensando nisso, decidi fazer uma dobradinha. Se ainda não leu o último texto, “Forneça um bom briefing, garanta qualidade e precisão“, faça isso antes de continuar essa leitura, combinado?

Antes de abrir o notebook, mexer no celular ou pegar papel e caneta, faça um rápido exercício: avalie o cenário e a demanda e reflita. Esteja certo do que precisa, saiba exatamente o que deseja solicitar por meio do briefing. Clarear os pensamentos e direcionar corretamente o foco fazem parte de uma etapa decisiva para o sucesso do produto ou do serviço oferecido ao final do processo produtivo. Duas perguntinhas simples podem ser um bom começo: por quê? E para que?

Logo em seguida, certifique-se de que o pedido seja pensado para atender ao usuário, considerando suas necessidades, seu comportamento de consumo – da informação, do produto ou do serviço -, suas preferências e limitações. O briefing é o instrumento que conecta, justamente, a necessidade do público em questão ao profissional de criação especializado, por exemplo, designer, publicitário, assessor de imprensa, repórter etc. Ponto de atenção: não se esqueça de considerar os demais stakeholders, afinal, uma ação, mesmo que direcionada, pode gerar desdobramentos e interferências com outros públicos.

Ao começar a produzir o conteúdo que será enviado, lembre-se sempre de fornecer o máximo possível de detalhes. Já ouviu a famosa expressão de que “é melhor pecar pelo excesso”? Esse é um ótimo momento para colocá-la em prática. Coloque-se no lugar do receptor, neste caso, o profissional que precisará, por meio das informações fornecidas no briefing, entregar a solução: muito provavelmente ele não teve contato com o cliente, vai atender a uma necessidade também desconhecida até então, em meio a um cenário novo, muitas vezes específico, com jargões, informações técnicas e  possíveis desdobramentos críticos. Fica a dica para um começo: narrativa resumida sobre a história da organização; lista de stakeholders e relação construída com cada um deles; estatísticas e informações adquiridas em benchmarking; principais tópicos que resumam o direcionamento estratégico da empresa; estrutura e recursos disponíveis na equipe de comunicação; objetivos; prazos e orçamento.

Tudo isso faz sentido para você, profissional de comunicação corporativa? Imagino que sim, mas tenho certeza de que apenas para os que realmente compreendem o negócio das organizações para as quais trabalham. Conhecer o negócio é premissa para preparar um bom briefing, é o primeiro passo para não ser surpreendido e acertar no pedido. Dificilmente alguém que não conhece a estratégia da empresa ou que não entende o contexto no qual está inserida a organização produzirá um bom briefing. Pode apostar.

Depois de todo o processo de envio do briefing e de produção do material em questão, o cliente dirá se foi atendido ou não, deixará claro se suas expectativas foram ou não atendidas, se há necessidade de refação ou até mesmo de uma nova produção. É extremamente importante que o solicitante – o mesmo que fornece o briefing – dê feedback ao criador ou desenvolver do produto, seja campanha, vídeo, peça para e-mail marketing, entre outros. Essa troca contribui para o aperfeiçoamento do fluxo de produção, promove alinhamento de conhecimento, preferências, estratégia etc. e ainda aumenta a confiança e a parceria entre contratante e fornecedor.

Se ainda ficou com dúvida e precisa de ajuda para elaborar um briefing, entre em contato. As possibilidades são infinitas, os ganhos, significativos.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Passo a passo: como preparar um bom briefing

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s