Parece óbvio, mas o que divulgar na comunicação interna e em que momento?

Saiba o que e quando divulgar conteúdo para colaboradoresUm pedido de um superior, que se torna uma missão para um profissional de determinada área e desencadeia uma demanda para a equipe de comunicação interna. Esse é um fluxo que faz parte da rotina do jornalista de empresa, o ponto final dessa cadeia.

O que precisa estar bem claro para todos os envolvidos é que o objetivo principal do conteúdo produzido deve ser informar, auxiliar, motivar, beneficiar e engajar os colaboradores. O foco deve ser no usuário, ou seja, no público receptor, e não na fonte que fornece as informações, por isso o jornalista de empresa precisa dosar expectativas e avaliar o que realmente deve ser divulgado.

Não faça por fazer, simplesmente

Mesmo que algum assunto esteja gerando polêmica e sendo comentado por todos os colaboradores, não necessariamente é uma pauta para comunicação interna. Nem sempre é bom que a empresa se posicione ou produza conteúdo sobre um assunto que pode causar discussão, repercussões indesejadas e polêmicas, isso pode, inclusive, prejudicar sua imagem e reputação.

Em alguns casos, não levantar bandeiras e sim oferecer informação produzida por terceiros é a melhor saída.

Enquanto especialista, critique

Jornalista de empresa: editor de conteúdo e organizador de demandasGestores recebem pedidos de seus superiores ou até mesmo da alta direção, no entanto, isso não torna obrigatória a divulgação. Enquanto líder de uma área da organização e, portanto, conhecedor do assunto e responsável pelas ações dessa área, é preciso ter senso crítico para avaliar pedidos. Questionar pedidos, argumentar e propor outras abordagens é natural e pode ser construtivo, se feito da forma correta.

Consulte, também, os jornalistas de empresa, a opinião deles também é importante, afinal, conhecem o negócio, estão por dentro do direcionamento estratégico da empresa e são especialistas em transmissão de informações, logo, saberão auxiliar na decisão de qual canal usar e qual o melhor momento para divulgar o conteúdo. Isso se divulgar for mesmo a melhor opção.

Menos pode ser mais

Cuidado para não sobrecarregar os colaboradores da empresa com excesso de informação. Filtrar conteúdos é extremamente importante, não apenas pela seleção editorial propriamente dita, mas também para facilitar a absorção das informações.

Quando o receptor tem acesso a uma grande quantidade de conteúdo, em um curto espaço de tempo, a assimilação é prejudicada, já que as informações dividem espaço e protagonismo. Justamente por isso, o momento que cada conteúdo será compartilhado com os colaboradores é sempre um fator determinante para a decisão final.

Foco no que é IMPRESCINDÍVEL

Produção de conteúdo para comunicação internaPriorizar os assuntos estratégicos e mais relevantes é fundamental. Por mais que haja pressão de diversas áreas, demandas paralelas em andamento, cobrança por parte de gestores etc., o jornalista de empresa precisa atuar como editor dos canais de comunicação interna e saber escalonar o conteúdo a ser divulgado.

Nem sempre é uma posição confortável, é um desafio diário e assumir essa responsabilidade não é fácil, no entanto, alguém precisa desempenhar esse papel na organização, por mais difícil que seja.

Como funciona a transmissão de informações na sua empresa? Entre em contato se precisar de ajuda para elaborar um plano de comunicação ou tiver necessidade de aprimorar seus argumentos para justificar as decisões tomadas.

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Parece óbvio, mas o que divulgar na comunicação interna e em que momento?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s