Líder, você transmite as informações da empresa à sua equipe?

Tudo bem que nem sempre o gestor de uma equipe é um bom líder ou é tido como referência pelos colaboradores, mas, além de coordenar as atividades no trabalho, é preciso saber se comunicar. A comunicação é uma importante ferramenta – praticamente indispensável a quem quer liderar -, que pode contribuir, mesmo que indiretamente, para melhorias de rotinas e processos, de clima e, até mesmo, de produtividade. Mas, para isso, é necessário conhecer o negócio e as estratégias da empresa e ter domínio sobre as informações que devem ser transmitidas à equipe. 

O profissional de grandes empresas precisa entender que, com a posição de liderança ocupada no organograma, também são assumidas responsabilidades e encontrados desafios na jornada. Sob o ponto de vista de comunicação, o líder é uma peça importantíssima para a empresa, enquanto comunicador. Há sempre particularidades em cada negócio ou organização, mas o canal “líder-equipe” é considerado ainda mais necessário em empresas com várias unidades,  em que haja diferença de cultura e de hábitos e que o ambiente de trabalho não seja favorável para os canais tradicionais de comunicação interna, como oficinas, linhas de produção, laboratórios, usinas, plataformas de exploração etc.

Em diversos cenários, o líder é o único canal existente para que os colaboradores tenham acesso e fiquem por dentro do direcionamento estratégico da empresa. E manter todos os colaboradores “na mesma página” é importante para o negócio, para aumentar o engajamento e para mostrar a cada um o quanto sua atividade faz a diferença e contribui com o resultado.

O líder deve ser referência sempre, em vários aspectos, e com a comunicação não é diferente. É preciso estar antenado, buscar e criar mecanismos para receber informações, seja sobre a própria empresa, sobre o setor em que trabalha ou sobre o mundo. Consulte a equipe de comunicação corporativa de sua empresa ou um especialista no assunto para melhorar sua comunicação. Com o dinamismo proporcionado pela tecnologia e pela produção de conteúdo colaborativa, em grande escala, saiba que, assim que se sentir informado, já é preciso se atualizar.

Gabriel Rocha

3 comentários sobre “Líder, você transmite as informações da empresa à sua equipe?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s