Produzir conteúdo para conquistar clientes é o que está em alta no momento, principalmente no que diz respeito a estratégias para ambiente digital. Vai dizer que nunca consumiu conteúdo pelas redes sociais, por exemplo? Na comunicação interna e no endomarketing, não é tão diferente, afinal, transmitir informação aos colaboradores e gerar engajamento e senso de pertencimento são algumas das principais missões do jornalista de empresa.
Mas como fazer com que todo o conteúdo necessário seja produzido, de forma criativa, eficiente e estratégica, e divulgado nos canais mais adequados sem perder prazos e deixar de atingir algum público específico? Com um calendário de pautas completo e robusto.
Com quem vai falar?
Primeiramente, estude e analise, a todo momento, os diferentes públicos existentes na organização para a qual trabalha. Entenda as necessidades de suas personas, seus desejos e suas dores para que possa oferecer conteúdo relevante e, por meio dele, atrair os colaboradores para os assuntos estratégicos.
Produzir conteúdo para colaboradores sem conhecê-los e sem saber quais são suas preferências pode ser uma tremenda perda de tempo. Antes de começar a produzir muito, com foco em quantidade, entregue qualidade. Acertar uma fatia menor do público pode ser mais interessante que atingir todo o corpo funcional sem ter resultado.
Que canais estão disponíveis?
Tenha sempre em mente o mix de canais de comunicação interna que estão à sua disposição. Conhecer as possibilidades que pode oferecer aos clientes internos e saber exatamente quais são suas características, forças e limitações, potenciais de alcance e formatos que comportam é fundamental para distribuir as pautas corretamente.
Com o uso de todo o portfólio de canais, é possível ampliar abrangência, trabalhar o conteúdo de diferentes formas e atingir públicos diversos, por conta da variação de preferência sob o ponto de vista de consumo de informação. Sem falar no ganho de consistência, já que as mensagens estarão por toda parte, apresentadas de forma integrada e periódica.
O que de melhor pode ser oferecido?
Essa é a hora de pensar na cereja do bolo, que, apesar de parte do todo, é o que realmente atrai e retém público: o conteúdo. De nada adianta planejamento, direcionamento personalizado, canais versáteis e organização se o conteúdo não for de qualidade. Bom conteúdo é aquele que agrega valor ao consumidor da informação, seja ensinando, solucionando problemas, eliminando dúvidas etc.
Super importante pensar na estratégia, lembre-se que a produção de conteúdo não é em vão, há um propósito. Defina com cautela a pauta, encontre bons temas e pense em abordagens diferentes, que fujam do “comum”. Se o conteúdo for de qualidade e fizer diferença na vida dos colaboradores, ele será consumido. Sou capaz de apostar.
É pra ontem?
Os prazos para produção, as datas casadas com as ações e os horários de divulgação podem ajudar muito a alavancar os acessos ao conteúdo, se bem pensados. Mas também podem botar tudo a perder, quando mal definidos. Esteja bastante atento às necessidades das áreas cliente e encontre, estrategicamente, os melhores dias e horários para publicação de cada conteúdo.
Indicadores e métricas geradas pelas próprias ferramentas de publicação de conteúdo podem ser uma ajuda e tanto, já que indicam, entre vários outros resultados, número de acessos (cliques) e estatísticas de retenção.
Como não se perder em meio à rotina?
Para elaborar um bom calendário de pautas e conseguir produzir todo o conteúdo, é preciso organização. Encontre uma forma de deixar todo o trabalho registrado, com a correria do dia a dia, não é permitido dar ponto sem nó, combinado?
É importante que os registros sejam completos e claros para que toda a equipe possa entender, evitando interpretações equivocadas. Estar disponível para consulta a todo momento, de qualquer lugar, também é válido. E há ferramentas boas para isso, se precisar de indicação, entre em contato.
Quem faz o que?
Tente otimizar ao máximo a execução do calendário de pautas, distribua a produção de conteúdo conforme expertise e habilidades de cada profissional da equipe. Se a pauta for direcionada a quem mais domina determinado formato ou assunto, a produção pode ser mais eficiente e rápida.
Delegar atividades e pautar os produtores de conteúdo é uma das funções do editor também na comunicação corporativa. É esse o profissional responsável pelas decisões editoriais referentes aos canais de comunicação interna.
Quais resultados estão sendo obtidos?
À medida que forem sendo publicados os conteúdos, acompanhe os indicadores para corrigir ações ou até mesmo aprimorar a estratégia para o próximo cronograma de pauta. Essa é uma atividade cíclica que já faz parte da rotina do jornalista de empresa há anos – e vai continuar sendo uma das principais atribuições, pelo menos por algum tempo. Nunca deixe de mensurar, são os resultados que vão dizer se a equipe está ou não no caminho certo e, principalmente, se está agregando valor à organização.
Agora que já sabe bastante sobre o calendário de pautas, que tal tentar elaborar o seu próprio guia? Se já possui essa prática, há algo que pode ser melhorado? Fica a reflexão. Caso ainda precise de ajuda, entre em contato. Bom trabalho.
Gabriel Rocha
2 comentários sobre “Aprenda a elaborar um calendário de pautas completo”