Aprenda a elaborar um calendário de pautas completo

Como criar um calendário de pautasProduzir conteúdo para conquistar clientes é o que está em alta no momento, principalmente no que diz respeito a estratégias para ambiente digital. Vai dizer que nunca consumiu conteúdo pelas redes sociais, por exemplo? Na comunicação interna e no endomarketing, não é tão diferente, afinal, transmitir informação aos colaboradores e gerar engajamento e senso de pertencimento são algumas das principais missões do jornalista de empresa.

Mas como fazer com que todo o conteúdo necessário seja produzido, de forma criativa, eficiente e estratégica, e divulgado nos canais mais adequados sem perder prazos e deixar de atingir algum público específico? Com um calendário de pautas completo e robusto.

Com quem vai falar?

Primeiramente, estude e analise, a todo momento, os diferentes públicos existentes na organização para a qual trabalha. Entenda as necessidades de suas personas, seus desejos e suas dores para que possa oferecer conteúdo relevante e, por meio dele, atrair os colaboradores para os assuntos estratégicos.

Produzir conteúdo para colaboradores sem conhecê-los e sem saber quais são suas preferências pode ser uma tremenda perda de tempo. Antes de começar a produzir muito, com foco em quantidade, entregue qualidade. Acertar uma fatia menor do público pode ser mais interessante que atingir todo o corpo funcional sem ter resultado.

Que canais estão disponíveis?

Tenha sempre em mente o mix de canais de comunicação interna que estão à sua disposição. Conhecer as possibilidades que pode oferecer aos clientes internos e saber exatamente quais são suas características, forças e limitações, potenciais de alcance e formatos que comportam é fundamental para distribuir as pautas corretamente.

Com o uso de todo o portfólio de  canais, é possível ampliar abrangência, trabalhar o conteúdo de diferentes formas e atingir públicos diversos, por conta da variação de preferência sob o ponto de vista de consumo de informação. Sem falar no ganho de consistência, já que as mensagens estarão por toda parte, apresentadas de forma integrada e periódica.

O que de melhor pode ser oferecido?

Essa é a hora de pensar na cereja do bolo, que, apesar de parte do todo, é o que realmente atrai e retém público: o conteúdo. De nada adianta planejamento, direcionamento personalizado, canais versáteis e organização se o conteúdo não for de qualidade. Bom conteúdo é aquele que agrega valor ao consumidor da informação, seja ensinando, solucionando problemas, eliminando dúvidas etc.

Super importante pensar na estratégia, lembre-se que a produção de conteúdo não é em vão, há um propósito. Defina com cautela a pauta, encontre bons temas e pense em abordagens diferentes, que fujam do “comum”. Se o conteúdo for de qualidade e fizer diferença na vida dos colaboradores, ele será consumido. Sou capaz de apostar.

Como estruturar um cronograma de pautas

É pra ontem?

Os prazos para produção, as datas casadas com as ações e os horários de divulgação podem ajudar muito a alavancar os acessos ao conteúdo, se bem pensados. Mas também podem botar tudo a perder, quando mal definidos. Esteja bastante atento às necessidades das áreas cliente e encontre, estrategicamente, os melhores dias e horários para publicação de cada conteúdo.

Indicadores e métricas geradas pelas próprias ferramentas de publicação de conteúdo podem ser uma ajuda e tanto, já que indicam, entre vários outros resultados, número de acessos (cliques) e estatísticas de retenção.

Como não se perder em meio à rotina?

Para elaborar um bom calendário de pautas e conseguir produzir todo o conteúdo, é preciso organização. Encontre uma forma de deixar todo o trabalho registrado, com a correria do dia a dia, não é permitido dar ponto sem nó, combinado?

É importante que os registros sejam completos e claros para que toda a equipe possa entender, evitando interpretações equivocadas. Estar disponível para consulta a todo momento, de qualquer lugar, também é válido. E há ferramentas boas para isso, se precisar de indicação, entre em contato.

Quem faz o que?

Passo a passo para fazer um calendário de pautasTente otimizar ao máximo a execução do calendário de pautas, distribua a produção de conteúdo conforme expertise e habilidades de cada profissional da equipe. Se a pauta for direcionada a quem mais domina determinado formato ou assunto, a produção pode ser mais eficiente e rápida.

Delegar atividades e pautar os produtores de conteúdo é uma das funções do editor também na comunicação corporativa. É esse o profissional responsável pelas decisões editoriais referentes aos canais de comunicação interna.

Quais resultados estão sendo obtidos?

À medida que forem sendo publicados os conteúdos, acompanhe os indicadores para corrigir ações ou até mesmo aprimorar a estratégia para o próximo cronograma de pauta. Essa é uma atividade cíclica que já faz parte da rotina do jornalista de empresa há anos – e vai continuar sendo uma das principais atribuições, pelo menos por algum tempo. Nunca deixe de mensurar, são os resultados que vão dizer se a equipe está ou não no caminho certo e, principalmente, se está agregando valor à organização.

Agora que já sabe bastante sobre o calendário de pautas, que tal tentar elaborar o seu próprio guia? Se já possui essa prática, há algo que pode ser melhorado? Fica a reflexão. Caso ainda precise de ajuda, entre em contato. Bom trabalho.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s