Como a comunicação interna pode ajudar em casos como o do coronavírus?

Como a comunicação interna ajuda a combater o coronavírus?

Situações de grande repercussão mundial causam impactos diversos. O mercado é afetado, de forma geral, a economia sofre, as pessoas ficam em estado de alerta, enfim, há impactos também para as organizações, independentemente de seu tamanho ou da quantidade de colaboradores.

O Coronavírus (Covid-19) é um exemplo recente de toda essa mobilização que pode ser gerada, principalmente depois da classificação como pandemia. Mas qual a relação disso com a comunicação interna das empresas? Você vai entender depois de ler esse texto.

Informação a todo tempo

As pessoas se informam pelos noticiários e até pelas redes sociais – cuidado com as fake news! -, mas a equipe de comunicação interna tem sim um papel importante no reforço das mensagens e, principalmente, na personalização dos conteúdos para a realidade da organização.

Nem sempre o que se fala na grande mídia pode – ou deve – ser totalmente aplicado à rotina de uma empresa, justamente por isso o jornalista de empresa precisa sempre produzir conteúdo tendo como alvo os colaboradores.

Evite pânico

Comunicação interna pode evitar pânico em situações de criseO trabalho do jornalista de empresa deve ter outro objetivo além de informar, também precisa cumprir a função de tranquilizar as pessoas. O caos é sempre ruim e pode prejudicar, inclusive, a assimilação das informações necessárias para o momento.

Há uma grande responsabilidade no trabalho de comunicação interna sob o ponto de vista da seleção dos conteúdos a serem divulgados. O trabalho de edição é ainda mais determinante para o sucesso da comunicação interna em situações delicadas, por exemplo, crises. É preciso foco e entendimento do que realmente é imprescindível e vai ser útil para o receptor.

Reuniões para tomada de decisão

Para acertar nas decisões editoriais e, consequentemente, ajudar a gestão da empresa, o profissional de comunicação precisa participar das reuniões estratégicas. As discussões que acontecem previamente nos bastidores são insumos para o conteúdo que será divulgado, logo, é fundamental que haja participação do jornalista de empresa desde o início.

Frequentemente retomo uma importante mensagem sobre a atuação estratégica da comunicação corporativa: o profissional precisa ter conhecimento sobre o assunto, precisa estar por dentro do que será dito.

Materiais específicos

Materiais de credibilidade devem combater fake news sobre coronavírusAlém de explorar todos os canais disponíveis para comunicação interna, é importante, em momentos de crise, refletir sobre a necessidade da criação de um novo meio de contato com os colaboradores. Se não for um novo canal, que sejam novos conteúdos.

Sair um pouco da rotina é uma boa medida para situações delicadas, mas, independentemente dessa decisão, a necessidade por uma produção de conteúdos específica sobre o assunto do momento vai surgir naturalmente. Esteja preparado e, para isso, conheça bem o mix de canais disponível e saiba elaborar um cronograma completo e organizado de pautas.

Aproveite conteúdos prontos

Uma excelente prática a ser adotada é compartilhar com os colaboradores conteúdos produzidos pela grande imprensa, por órgãos oficiais do Governo – como Ministério da Saúde, no caso do Coronavírus – e por entidades do setor, especializadas no assunto em questão.

O clipping é uma excelente ferramenta para reunir conteúdos veiculados pela imprensa e transmiti-los aos colaboradores. Aplicativos, como o do Serviço Único de Saúde (SUS), desenvolvido especificamente para o Coronavírus, listas de transmissão, como a criada pelo jornal O Globo, e páginas específicas, como a do portal de notícias G1, são outros bons exemplos.

Precisa se planejar melhor para momentos de crise? Então veja como a comunicação interna é importante nesses casos. Se precisar de orientações específicas, entre em contato.

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Como a comunicação interna pode ajudar em casos como o do coronavírus?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s